Aderir ao #nãodemita é possível

Desde o início do período COVID19, temos ouvido o depoimento de empresários, empreendedores e pequenos comerciantes sobre as manobras e os esforços para manter sua equipe, mesmo com as dificuldades para pagar salários, encargos e benefícios.

Muitos, aderiram aos novos formatos de contrato de trabalho temporários, lançados pelo governo. Outros, criaram soluções próprias.

PRIORIDADES

A Megamatte é a primeira franquia carioca de alimentação saudável, com base em produtos orgânicos. Com quase 30 anos, tem mais de 140 unidades em seis estados brasileiros e mais de 1500 funcionários. Segundo Julio Monteiro, CEO da rede,“desde o D1 desta grande confusão, nós da Megamatte nos preocupamos com pessoas, e considero aqui nossos profissionais, franqueados, fornecedores e consumidores, o nosso ecossistema.

Depois que cuidamos de todos, nós passamos a tratar o negócio do nosso franqueado, pois muitas vidas dependem deste negócio também, dando todo o suporte e orientação para que o franqueado possa optar pelo melhor caminho para ele. Depois passamos a cuidar da nossa retomada, na qual desenvolvemos estratégias como time da franqueadora, para voltarmos mais fortes e preparados para receber o nosso consumidor com muita atenção e cuidado quando tudo voltar ao normal.”Ele conta que a primeira ação foi ajudar os franqueados nas negociações de aluguéis, já que as lojas físicas foram fechadas para o atendimento ao público.

Julio MonteiroCEO da Megamatte

“Desenvolvemosuma carta de negociação para os nossos franqueados, que inclusive compartilhamos com outras redes no Brasil, e atingiu 10 mil empresários. O uso dessa carta, logo no início, abriu portas para mostrar aos locadores e administradores de imóveis um cenário atípico. A segunda fase foi interagir individualmente com cada um dos franqueados para obtermos uma negociação equilibrada para todos. As reuniões têm sido diárias e temos visto acada semana conquistas positivas” – afirma o franqueador.

PESSOAS

Para enfrentar os problemas diários vividos por quem precisa proteger seu negócio, a equipe da Megamatte montou um comitê de crise e continua dando atendimento permanente aos franqueados. “Toda a equipe da franqueadora está trabalhando para dar suporte, em interações diárias com a rede, de forma a passar informações do que deu certo numa loja, e que pode servir como exemplo para uma outra operação nossa”, relata.

O comitê de crise ajuda cada unidade a manter sempre o equilíbrio em todas as negociações, “renegociamos os contratos com os prestadores de serviços. Para os franqueados, passamos as orientações de organização de sua operação com relação a folha de pagamento, impostos, renegociação com fornecedores. Já com os fornecedores, incentivamos que estesdessem opções comerciais mais atraentes para os franqueados. Com isso, organizamos o nosso ecossistema de forma em que todos tenham as melhores chances de sobreviver a todas as fases”, finaliza.