Dia do Meio Ambiente: 5 marcas de beleza eco-friendly para conhecer

Dos ingredientes à embalagem, uma seleção de marcas que respeitam o planeta através de sua cadeia produtiva.

O que você prioriza em uma marca de beleza no momento da compra de um novo produto? Se a sua resposta for algo entre ingredientes do bem, embalagens ecologicamente corretas e fórmulas limpas, você está no lugar certo. No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nessa sexta-feira, 5, te entregamos uma lista de marcas que possuem a sustentabilidade em seu DNA e que merecem a sua atenção. Confira:

Baims Natural Makeup
Com sede no Brasil e na Alemanha, a Baims é uma marca de beleza que tem como propósito oferecer maquiagens de alta performance à base de ingredientes orgânicos. “Nossos ingredientes são certificados pela inglesa “The Vegan Society” que dá a garantia das fórmulas serem veganas e cruelty free, e pela francesa Ecocert, que garante que o processo de extração dos nossos produtos é de origem 100% natural e ecológica”, conta Fabiana Kherlakian, diretora de marketing da marca. As embalagens da Baims ainda são feitas de bambu e todos os produtos em pó podem ser comprados em versão refil – alternativa para menos lixo e menor custo para o consumidor. “Para os produtos que ainda não temos refil, contamos com o selo Eureciclo que faz a compensação ambiental das embalagens que colocamos no mercado e certifica que a nossa empresa cumpra com a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, acrescenta.

Baims Natural Makeup (Foto: Reprodução Instagram @baimsnaturalmakeup)

Be Plus Natural Care
“Diariamente usamos no mínimo 100 substâncias químicas prejudiciais à saúde, através de produtos de higiene pessoal como shampoo, condicionador, hidratantes, sabonetes, desodorante, maquiagens, além de diversos produtos de limpeza em nossas casas. E, para nós, cuidar do meio ambiente é também cuidar do nosso corpo”, diz Beatriz Tardin, fundadora da Be Plus. O compromisso de sustentabilidade da marca começa desde a escolha minuciosa dos ingredientes, através de componentes que são encontrados diretamente na própria natureza, nos produtos resultantes de síntese primária ou que sejam biodegradáveis. “Para cada novo produto desenvolvido desprezamos conceitos como low-cost; e valorizamos sim o low-toxic, o natural, o vegan, o cruelty-free, o hipoalergênico, e o eco-friendly”, acrescenta. A marca é especializada em produtos de skincare como óleos corporais e hidratantes poderosos, maquiagens e cuidados capilares.

Be Plus Natural Care (Foto: Reprodução Instagram @beplusnaturalcare)

Weleda
Fundada há quase cem anos, a Weleda é nome conhecido entre os adeptos de produtos de beleza botânicos. “É da natureza que vêm todos os insumos para os nossos produtos, por isso a preservação dela é um compromisso inerente à marca desde sua origem”, diz Maria Claudia Pontes, CEO América Latina da marca. Além das fórmulas orgânicas, livres de ingredientes tóxicos e microplásticos e que não são testados animais, a Weleda utiliza material 100% reciclável em suas embalagens e planeja atingir 65% de material reciclado até 2022. “Tudo o que consumimos afeta não só nós mesmos, mas tudo ao nosso redor. Optar por um produto natural, de cultivo sustentável e certificado é uma garantia de não estar contribuindo com a degradação do planeta”, explica Maria Claudia. O hidratante regenerador Skin Food é o best-seller da marca no mundo e queridinho entre as beauty junkies.

Weleda  (Foto: Reprodução Instagram @weledabrasil)

Simple Organic
“A Simple Organic foi criada em um tripé: respeito à saúde das pessoas, a saúde do planeta e respeito à vida dos animais”, conta a fundadora Patrícia Lima. Com um extenso catálogo de produtos entre maquiagens, cuidados para o corpo e skincare, a marca brasileira vem se firmando no mercado como referência em tecnologia quando o assunto é beleza do bem. “Ter um produto orgânico faz com que a Simple Organic esteja à frente de toda a indústria da beleza que trabalha com o mercado sintético. A agricultura orgânica se preocupa com toda a cadeia: com o solo, o plantio, respeita o ciclo dessa planta”, conta. Quando o assunto é embalagem, a marca conta com logística reversa de todos os produtos nas lojas e é a primeira no Brasil a ter o certificado internacional Lixo Zero.

Simple Organic  (Foto: Reprodução Instagram @simpleorganic)

LACES
Basta pisar em um dos salões da rede paulistana Laces and Hair para sentir a ligação do lugar com o meio ambiente. Isso porque, além das paredes tomadas por vegetações, o espaço foi construído para produzir os menores danos ambientais possíveis. “Além de fazermos toda a compensação de carbono das atividades das lojas e e-commerce do Slow Beauty, criamos um sistema de captação de água da chuva e tratamento de água por osmose reversa para alimentar todo o salão”, conta Itamar Cechetto, CEO do grupo. As fórmulas dos produtos usados no salão e vendidos para cuidados em casa são feitas a partir de ingredientes naturais e livres de toxinas. “Nossas embalagens são produzidas com plásticos já reciclados e são recicláveis, ou seja, elas vão com uma resina chamada go green, que reduz para 5 anos o tempo de decomposição do plástico, que normalmente demora cerca de 200 anos”, acrescenta.

Durante a pandemia, para minimizar os impactos e ajudar a fomentar a renda de pequenos produtores locais, o Grupo Laces transformou dois de seus salões em mercados orgânicos oferecendo mais de mil produtos entre hortifrúti, mercearia, adega, padaria e limpeza, por exemplo.

Mercado orgânico criado pelo Laces durante a pandemia  (Foto: Reprodução Instagram @lacesandhair)