Qual seu Produto Estrela? Da série: na prática, agora!

O principal aprendizado que o varejo está passando neste momento é que suas ações práticas e planejamento devem estar alinhadas, funcionarem como uma engrenagem, mais do que nunca, onde o planejamento de estoque, mix de produtos e fornecedores, bem como a distribuição entre as lojas irão definir a redução de custos ou não.

A James Tip, por exemplo, acredita que o processo de estoque just in time perderá força e entrará o just in case, onde as empresas precisam de estoques maiores de segurança, principalmente as que possuem cadeias longas de fornecimento.

Para qualquer varejista, físico ou online, é fundamental saber a previsão de demanda, de consumo de seus consumidores. Com esta informação é possível abastecer seu estoque na medida certa, realizar corte naqueles produtos ou fornecedores que não giram como deveria, ou mesmo rever o tamanho físico de seu estabelecimento. Após saber exatamente o que adquirir de seus fornecedores. é primordial ter uma distribuição assertiva, levando em consideração a demanda futura de cada uma de suas lojas. Sabe-se que lojas da mesma rede, que estejam distantes 3 km uma da outra, podem ter consumo de mix diferente em até 12% pelos consumidores e isso deve ser analisado, e levado em consideração para uma distribuição focada em redução de custos e maior faturamento.

A James Tip é uma startup focada na redução de estoques, rupturas e aumento de faturamento. Para isso utiliza regras de negócio, matemática, estatística e processa tudo isso utilizando Inteligência Artificial. Sua tecnologia processa 2.3 bilhões de cálculos por segundo, humanamente impossível competir com ela. Em um mundo de mudanças, todas as informações devem ser cruzadas, analisadas, reanalisadas constantemente, e utilizar Inteligência Artificial é o que existe de mais atual e com resultados diferenciados. Em médias os clientes da startup reduzem seus estoques em 18%, reduzem suas rupturas em 22% e aumentam o faturamento em 25%. Parece coisa de outro mundo, mas esta startup atende clientes de todos os tamanhos, desde quiosques em shoppings para venda de acessórios para celular, passando por redes de material de construção, lojas de conveniência, até grandes redes de moda e calçados.