Vale a pena comprar franquia agora, em época de coronavírus?

Por Henrique Mol*

Será que, nesse caos que o mundo inteiro está vivendo, é hora de colocar o dinheiro que guardei para realizar o meu sonho como empreendedor e adquirir uma franquia? Esse é um dos questionamentos de quem estava pensando em empreender e foi pego de surpresa com a nova situação econômica e de saúde que o planeta está vivendo.

Tenho muita experiência nesse setor e já passei por alguns períodos de instabilidade econômica. Então, eu posso afirmar: esse é o melhor momento para investir em uma franquia.

A Bolsa de Valores vem caindo de forma drástica. Notamos grandes marcas com queda de até 70% das suas ações. Esse é o momento, por exemplo, de comprar ações da Bolsa, devido a essa baixa.

Só que a diferença do que estamos vivendo é que esse momento de baixa é para todo o mercado, não é um setor específico que vem caindo. Uma hora a pandemia do coronavírus vai ter uma solução, por meio do controle da propagação do vírus, e, consequentemente, o mercado começará a reagir e a crescer.

É importante que possamos entender que o Brasil, nos últimos meses, entre o final de 2019 e início de 2020, vinha dando sinais extremamente positivos de crescimento, que agora foi barrado por uma pandemia que veio de fora para o Brasil.

Esse é um momento que eu vejo que o mercado vai flexibilizar e é necessário que haja essa flexibilização para que a economia volte a girar.

O que eu tenho visto junto às franqueadoras é que esse mercado do franchising é extremamente resiliente à instabilidade econômica. Não vai ser diferente nesse momento do coronavírus.

As redes têm se unido como franqueadoras e franqueados, buscando negociações com shoppings, parcelamento de royalties, isenção. Buscando alternativas para que esse período, que vai sim ser turbulento, passe com menos impactos.

A partir do momento que se está em uma rede, ganha-se força para atuar em momentos de turbulência.

No caso das franqueadoras, já é possível observar algumas mudanças. Como é o caso do grupo Encontre Sua Franquia, que é detentor de cinco redes de franquias. Foram adotadas medidas como:

Desconto na taxa de franquia, que pode chegar até R$25 mil com essa redução, algo não muito comum, porém necessário devido ao cenário atual;
Isenção dos royalties para os novos franqueados, com uma média de três meses de isenção. Para os franqueados que já estão na rede, criamos uma política de parcelar os próximos meses de abril, maio e junho em 6x, para diluir no fluxo de caixa do franqueado no boleto bancário, e em 12x no cartão de crédito. Temos ainda um projeto interno, em que o franqueado que tem dinheiro em caixa e deseja antecipar, vai chegar a ter desconto de até 50%. Isso mostra algo que nunca realizamos e que nunca vi acontecer dentro do franchising, mas que destaca que o momento é de flexibilização.

Nós, como donos de negócios, precisamos mover a economia e criar estímulos. Especialmente para que os nossos franqueados, lá na ponta, possam passar tranquilos por essa turbulência.

A economia está instável? Sim, está! Mas entenda: uma hora, a pandemia passará e o mercado voltará ao normal. Isso é natural, e já vem acontecendo com a China.

Quando passar esse caos que nós estamos vivenciando, aqueles que aproveitaram desse momento para fazerem investimentos na Bolsa, em mercados que vão existir flexibilização, vão ter benefícios.

E por fim, mas não menos importante, é que vai existir a flexibilização de pontos comerciais para lojas físicas. Já estamos vendo isso internamente, por meio da redução de aluguel e flexibilização do pagamento. Então, esses pontos vão estar mais baratos, vão ter melhores condições de negociação. Isso vai diminuir o custo de ocupação do franqueado na ponta.

Várias franqueadoras têm criado estímulos para que a economia volte a girar. Aproveite desse momento de baixa para ter descontos! Inclusive, para quem está trabalhando diretamente da própria casa.

Aproveite esse período para estudar o modelo de negócio, a COF (Circular de Oferta de Franquia) da marca pela qual você tem interesse. Aplique seu tempo para realizar uma etapa do processo de aquisição de uma franquia. Ter tempo é fundamental e necessário para que você escolha a melhor oportunidade.

*Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva, criou em 2011 a sua primeira rede de franquias Encontre Sua Viagem, especializada em serviços de turismo. Hoje, o empresário é presidente da holding Encontre Sua Franquia, detentora ainda das redes SUAV (serviços de estética express), Quisto Corretora de Seguros, Acquazero (especializada em lavagem ecológica automotiva) e Mardelle (especializada na comercialização de artigos de moda íntima feminina, masculina e infantil), que juntas contabilizam mais de mil unidades espalhadas pelo país.