10 dicas para criar uma loja e vender no Instagram
Muitas lojas foram obrigadas a fecharem suas portas por causa da quarentena por conta da pandemia de coronavírus. Mas existe uma alternativa para quem quer continuar vendendo: o Instagram.
A rede social possui um recurso de compras dentro da plataforma, além de ser uma ótima ferramenta para a divulgação dos produtos. Veja abaixo 10 dicas para você conseguir vender pelo Instagram.
*Por Nicole D’Almeida; Colaboração para Tilt
1. Tenha um perfil comercial
O primeiro passo a dar é criar um perfil comercial. Esses perfis contam com recursos diferenciados ideais para empresas. Você encontra análise de dados e métrica e possibilidade de link no Stories. Com eles você tem acesso ao alcance de publicações, interações e visitas ao perfil, por exemplo. Além disso, você consegue dados do público, como gênero, idade e localização.
2. Tenha uma boa descrição do negócio
Criado o perfil, é hora de dizer ao seu público o que você faz. Portanto, a bio deve conter o diferencial da sua marca, qual segmento atua, além de link do site e do WhatsApp.
3. Poste fotos e vídeos com boa qualidade
O Instagram é uma plataforma visual, por isso é preciso investir em fotos e vídeos de boa qualidade para deixar seu perfil mais atrativo. As fotos são uma ótima forma para mostrar o produto, porém, os vídeos são excelentes para mostrar os detalhes, como acabamentos e proporções. Então, procure postar os dois tipos de imagens, porque elas se complementam. Além disso, é importante ter uma boa legenda. Procure descrever detalhes do produto e informar o preço e formas de pagamento. Não deixe para revelar o valor apenas por DM (mensagens privadas), isso pode afastar os clientes.
4. Aproveite os Stories
Os Stories são uma grande forma de divulgação de produtos e interação com seus seguidores. Deixe a sua criatividade te guiar. Você pode usar os recursos interativos, como enquetes, testes e perguntas. Além disso, reposte os Stories de seus clientes que estão usando ou mostrando o produto – é uma boa forma de reconhecê-los. Se sua conta tiver mais de 10 mil seguidores, você consegue colocar o link para o site.
5. Responda DMs e interaja com os seguidores
As mensagens diretas (DM) são a melhor forma de ter contato com seus clientes. Portanto, lembre-se de sempre responder o mais rápido possível. Além disso, as DMs permitem o envio de links para agilizar a compra do produto.
6. Use hashtags
As hashtags ajudam bastante na divulgação de seus produtos e serviços. Procure colocar hashtags associadas às mercadorias e ao nicho de sua empresa.
7. Use a função “Loja”
O Instagram tem uma função que permite as marcas venderem seus produtos direto pela plataforma. Dessa forma, facilita a compra de seu cliente.
Para criar uma loja na rede social é preciso que seu perfil seja comercial e tenha uma página do negócio no Facebook. Feito isso, você precisa vincular o seu perfil do Instagram ao seu catálogo do Marketplace do Facebook e fazer a marcação dos produtos nos posts.
8. Use o Anúncio no Instagram (Instagram Ads)
O Instagram também conta com uma ferramenta de anúncios na plataforma. Com ela é possível anunciar posts patrocinados tanto em foto quanto em vídeo. Usar esse recurso é uma boa estratégia para divulgar seus produtos e vender na rede social.
9. Faça parceria com influenciadores
São os famosos youtubers e instagramers. Os influenciadores têm certa visibilidade e influência nos dias de hoje. Fazer uma parceria com eles é uma boa forma de divulgar seu produto e conseguir novos clientes. Essa forma de marketing tem sido bastante usada nos dias atuais.
10. Ofereça cupons, ofertas ou descontos exclusivos para seguidores
Ofertas atraem a atenção de um consumidor Você pode oferecer cupons e descontos exclusivos para seus seguidores ou até mesmo brindes para compras realizadas no próprio Instagram. Os concursos podem ser uma estratégia também. Eles aumentam o engajamento e podem trazer novos seguidores para seu perfil.