Empreender: um estilo de vida
Empreender: um estilo de vida
Este artigo é patrocinado pela Plataforma Brasil, uma butique especializada em projetos de investimentos e processos de M&A.
Por: Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial
Colocar um projeto no ar, não é tarefa das mais fáceis. Para ficar no lugar comum das citações, diríamos que exige muito planejamento, visão de futuro e o célebre espírito empreendedor. Mas é muito mais do que isso, e os empresários de verdade conhecem bem essa realidade.
Montar um negócio e levá-lo ao êxito, demanda um conjunto de características dos seus idealizadores que beira o estoicismo. Em geral, o perseguido ponto de equilíbrio pode levar meses e até anos para ser atingido. Enquanto isso, o novo empresário precisa desenvolver uma blindagem emocional, composta de muita paciência, perseverança, determinação e coragem (e haja coragem!).
Os obstáculos são numerosos e desafiantes, com um ambiente legal e fiscal - para citar em especial o caso brasileiro, bastante hostil e confuso.
Analisando com frieza, é pura “sarna para se coçar”.
Pode ser verdade, mas inúmeras pessoas embarcam nessa jornada, e muitas vezes não por necessidade, mas por pura vocação e desejo de assumir as rédeas da própria geração de recursos, riqueza e auto-sustento.
Muitos não sobrevivem até o destino final, para ver a consolidação dos seus negócios e a realização dos seus sonhos. Mas as histórias de sucesso são realmente inspiradoras. Todas elas muito singulares e ao mesmo tempo parecidas, quando observamos os componentes presentes na atitude e nas motivações desses empreendedores. Trata-se de algo impossível de ser adquirido em uma escola de negócios ou curso especializado (que naturalmente trazem as suas inestimáveis contribuições objetivas), mas nasce nas entranhas das pessoas. É o desejo visceral, a urgência, a certeza inequívoca de que se vive uma única vez, e que os sonhos e projetos devem ser perseguidos. Algo mais próximo a uma razão para se viverdo que qualquer outra coisa. Isso sem considerar as questões ligadas a sobrevivência, a falta de outras saídas, ao tudo ou nada. A história dos imigrantes no Brasil confirma isso.
Essa é a primeira travessia, o impulso original, até que o negócio se encontre estabelecido e consolidado.
Naturalmente, nem só de paixão e fogo vive um empreendimento, e é preciso muita frieza e raciocínio crítico. E é justamente na dosagem desses ingredientes, que os problemas começam a nascer.
O realidade é que ao longo da história de uma empresa, existem muitas travessias além da original, e para todas elas um novo e desafiador elenco de obstáculos e dificuldades. O seu adequado enfretamento, faz o negócio crescer em maturidade e solidez. Renegá-las traz o enfraquecimento e infantiliza líderes e colaboradores.
É esse o motivo pelo qual muitas empresas que se tornaram sólidas e exemplos de inovação e força no passado, vão pouco a pouco definhando com o passar dos anos, deixando para traz uma antiga e distante história de glórias e realizações.
Que isso sirva de alerta para que os empreendedores não se esqueçam de como tudo começou, sejam eles herdeiros ou não, para revigorar os sentimentos e motivações que forjaram e pavimentaram a trajetória dos seus negócios.
Lembrando-se de que empreender é sobretudo um estado de espírito, e que deve ser alimentado e defendido, sempre, tal qual um estilo de vida.
A Plataforma Brasil Editorial atua como uma agência independente na produção de conteúdo e informação.
Edição especial ABF Frachising Expo 2013
LEIA AGORA ONLINE OU ACESSE NOSSA LOJA VIRTUAL E GARANTA O SEU EXEMPLAR IMPRESSO!
Na edição especial ABF FRANCHISING EXPO 2013, a Revista Franquia & Global Opportunities conversou com
Décio Pecin, presidente do CNA, marca tradicional de ensino de idiomas, que faz este ano 40 anos, mantendo
seu DNA pedagógico como principal foco e praticando o que há de melhor no franchising. Saiba
mais sobre essa trajetória de sucesso na entrevista exclusiva da seção CAPA.
Na seção NOVOS MERCADOS, o secretário de desenvolvimento econômico do estado do Tocantins mostra porque os números do empreendedorismo
da região sobem a percentuais animadores e as vantagens de se investir nos centros
emergentes do Estado.
No CADERNO MICROFRANQUIAS, publicado em todas as nossas edições, cases de sucesso
e a receita de chegar ao primeiro milhão, mesmo através do microempreendedorismo. Veja também como
redes de sucesso tem solucionado a necessidade da busca pelos melhores pontos comerciais e muito mais.
Leia diariamente em nosso facebook, todas as novidades, lançamentos, cursos
e eventos do setor. Siga-nos também no twiter @franquiaINFORMA
________________________________
UM BOM NEGÓCIO COMEÇA COM A MELHOR IMFORMAÇÃO !
LEIA AGORA ONLINE OU ACESSE NOSSA LOJA VIRTUAL E GARANTA O SEU EXEMPLAR IMPRESSO!
Nessa edição, a Revista Franquia & Global Opportunities conversou com Gustavo Andare, da Andare
Franquias & Licenciamento de Marcas, grupo responsável pelas marcas Serafina Estética e Esmalteria
Nacional, operação que surpreendeu com a grande aceitação que o mercado mostrou e somou mais de
1000 cadastros de interessados, no site do grupo, em menos de dois meses desde seu lançamento, no
final do ano passado.
Saiba mais sobre essa novidade na entrevista exclusiva da seção CAPA. Na seção
NOVOS MERCADOS, atualizamos os números do mercado e as previsões de crescimento do setor, com
as tendências de interiorização do franchising em pauta.
No CADERNO MICROFRANQUIAS, publicado em todas as nossas edições, depoimentos de microfranqueados que, com o apoio da rede, mostraram que
treinamento e suporte transformaram seu di-a-dia de microempreendedores em micro-empresários.
Leia diariamente em nosso facebook, todas as novidades, lançamentos, cursos e eventos do setor. Você pode e precisa receber as informações “de primeira mão”, siga-nos também no twiter @franquiaINFORMA.