ACB e o Automóvel no Brasil

Santos Dumont, foi primeiro a trazer um veículo a combustão e pneus de borracha para o Brasil, um Peugeot, que chegou ao país em novembro de 1891 e o Automóvel Clube do Brasil mistura-se com essa história. A entidade nasceu para despertar entre os brasileiros o interesse pelo automóvel, formação de motoristas, importação, e a abertura de novas estradas.

A partir da fundação do Clube todas as atividades envolvendo o Automóvel e automobilismo no Brasil tiveram a iniciativa ou o apoio do ACB, como a primeira Autoescola, a primeira oficina mecânica, o primeiro posto de combustível a primeira revista do automóvel e em meados dos anos 20 a inauguração do departamento turístico e automobilístico com a filiação do ACB a FIA (Federação Internacional de Automobilismo).  A primeira corrida automobilística, evento organizado pelo Automóvel Clube do Brasil, aconteceu em julho de 1908, em parceria com o Automóvel Clube de São Paulo, fundado 11 dias antes da realização da prova e que ficou internacionalmente conhecida como o “Circuito de Itapecerica”. 

Foi também na cidade de São Paulo, que aconteceu a Iª Exposição do Automóvel e Automobilismo, o evento foi realizado pelo ACB no Parque D. Pedro. Veículos de diferentes marcas foram expostos, como uma Limusine Fiat, exibida por Francisco Matarazzo representante exclusivo da marca italiana, modelos Buick, Chevrolet, Alfa Romeo, Lancia, Cadillac, Ford, Lincoln, Renault, Dodge, além de diferentes versões Packard, Nash, Durant, Overland, Columbia, Paige, Hudson, Premier, Essex, Jordan, Star, Hupmobile e H.C.S.

111 ANOS DE HISTÓRIA

Idealizado por Alberto Santos Dumont, José do Patrocínio e Olavo Bilac entre outros ilustres brasileiros, o Automóvel Clube do Brasil (ACB), em setembro de 2018 prepara-se para seu aniversário de 111 anos com muitos projetos, inclusive o de implantar a Faculdade de Engenharia Automotiva, Designer Automotivo e Transportation Designer que funcionará na sede histórica da entidade no centro do Rio de Janeiro (RJ), juntamente com o Museu do Automóvel - automobilismo e rodoviarismo. As tratativas com a prefeitura da cidade já estão avançadas. O palácio do Automóvel Clube do Brasil sediou passagens históricas da monarquia e república brasileiras. Na agenda das comemorações do aniversário do ACB estão, também, a entrega e reestruturação dos Departamentos de Turismo - Automobilismo - Seguros e Assistência e Eventos, que dão o suporte à rede de franqueados e aos associados. Além da implantação do Departamento de Antigomobilismo, que passa a ser responsável pela programação bienal do Salão Internacional de Veículos Antigos. E, a partir desse próximo biênio, já foi anunciado o lançamento do livro “Automóvel Clube do Brasil - Raízes de uma Paixão”, registrando a história do automóvel no Brasil.

Copyright © 2018 - Revista Franquia