#NegócioDeSucesso - Automóvel Clube do Brasil

O Automóvel Clube do Brasil amplia benefícios aos seus associados e, com sua rede de representantes e franquias, incrementa os negócios no segmento automotivo, abrindo oportunidades à novos investidores interessados em ter a chancela da marca e ser a unidade ACB em suas regiões

Resultado de imagem para automóvel clube do brasil

O Automóvel Clube do Brasil foi o primeiro Clube de serviços automotivos a ser fundado no Brasil, em 1907. Muito antes de serviços de reboque e socorro mecânico virarem lugar comum entre as operadoras de cartão de crédito e seguradoras, só quem era sócio do Turing ou Automóvel Clube do Brasil tinha a garantia de segurança para não ficar no meio da estrada, em qualquer lugar do País. Quem tem mais de 40 anos sabe disso.

A entidade foi “reestruturada” em 2002, em São Paulo, e hoje, conta com mais de 200 representações regionais sendo homologadas para consolidar a rede de franquias Automóvel Clube do Brasil. São representantes regionais que oferecem serviços que vão muito além do ‘simples guincho’. Segundo Ariel Gusmão da Silva, presidente do Automóvel Clube do Brasil, “com a consolidação de novas parcerias, ampliamos os serviços que o clube oferecia”, e continua, “nosso foco é captar novos associados para o ACB e incrementar, cada vez mais, nossas parcerias regionais. Oferecer aos associados benefícios junto ao nosso departamento de Seguros, com a assistência veicular, rastreador e bloqueio do veículo em caso de roubo; seguros pessoais e do seu veículo, através das seguradoras parceiras; serviços de vistoria veicular, autoescolas e CFCs; e, postos de combustíveis. Outros benefícios para nossos associados, são os roteiros turísticos automotivos exclusivos, com destinos internacionais, museus do automóvel, eventos de antigomobilismo em todos os continentes, salões do automóvel e pacotes de turismo exclusivos de automobilismo e motociclismo em diversos países. O turismo nacional conta com roteiros especiais e exclusivos, que podem ser percorridos com automóvel próprio ou locado, hotéis e restaurantes diferenciados”.

Serviços como o da certificação de veículos antigos, de coleção, que é conferida através do departamento de antigomobilismo, que é uma instituição sem fins lucrativos (Instituto Automóvel Clube do Brasil – ACDB 1907)  e voltado a ações sociais. Ariel informa que são dez projetos em implantação, e dá ênfase para as ‘escolas de restauração de veículos antigos’, “a associação possui quase 40 veículos clássicos, raros, que serão utilizados”.

O Instituto também é responsável pelo atendimento psicológico à pessoas com traumas em acidentes de trânsito e por ministrar palestras direcionadas a segurança no trânsito. Esse é um serviço que, hoje, já tem o apoio dos órgãos de trânsito e de seguradoras que apoiam seus segurados com esse atendimento. 

MODELO DE NEGÓCIO

A garantia de qualidade e confiabilidade em serviços que a chancela com o selo de uma marca centenária como a do Automóvel Clube do Brasil é um dos principais diferenciais que os franqueados da rede ACB tem para se destacar em suas regiões. “Ser um franqueado ACB agrega valor aos serviços desses parceiros que poderão ampliar seu leque de atuação e se diferenciar em relação a concorrência local”, ressalta Ariel.

São três modelos de negócios, o mais simples, modelo de microfranquias home office; a franquia em ponto comercial de 25 m2, e, a unidade master, instalada em uma área média de 1500 m2. O franqueador informa que, “a rede homologada oferece serviços de despachante, emissão de carteira de habilitação internacional, todos os serviços ligados a turismo e eventos que nossos departamentos dão suporte. A unidade master, além disso, contempla no investimento, a instalação de um posto de gasolina temático, área para locadora de veículos novos e antigos para eventos e casamento, barbearia, loja de seguros e vistorias e espaço para eventos. Nessa primeira fase de homologação, chancelamos parceiros que já atuavam no segmento de negócio como despachantes, autoescolas, núcleos de vistoria veicular, entre outros, com o selo de qualidade e a marca ACB. Esses parceiros queriam ampliar seu leque de serviços e buscavam esse diferencial”.

Segundo ele, antes mesmo do lançamento oficial da marca como franquia, já existiam áreas e regiões com pré-reserva de interessados que aguardam a implantação da rede, que se iniciou nas comemorações dos 110 anos da marca.

Todo o treinamento necessário será oferecido pelo franqueador, o que garante a credibilidade nacional para um serviço local. E, o novo leque de serviços homologados para a rede, que será disponibilizado conforme a região, vai ampliar o faturamento de seus franqueados. “Nossas unidades vão ganhar com a filiação de novos associados, e com os novos serviços que poderão oferecer a seus clientes. Serão um polo agregador de negócios em suas regiões, criando um clube de descontos e vantagens comerciais com estabelecimentos conveniados. Nossos filiados vão ampliar seus benefícios e vantagens. Assim o ACB estará mais presente em regiões que hoje ainda não atuamos de forma ampla. É uma rede de ganha-ganha”, comemora Ariel.

O Instituto Automóvel Clube do Brasil também vai ampliar seu Programa de Atendimento Psicológico Aplicado ao Trânsito. Essa ação estará disponível para toda a rede, treinando psicólogos parceiros, cadastrados pelos franqueados, que estarão habilitados a oferecer, em suas regiões, o tratamento especial a pessoas com traumas de trânsito. A rede franqueada ACB poderá disseminar esse serviço social. 

Copyright © 2018 - Revista Franquia