Não Assuste os Investidores!

 

Por: Gustavo Chierighini, publisher da Plataforma Brasil Editorial

 

Caro leitor, sabemos como é difícil construir a credibilidade, e de como é fácil obter o descrédito.

 

Mas nem sempre é algo tão singelo.

 

É fácil perder a confiança alheia

 

 

 

Assim como acidentes de avião acontecem a partir de uma sucessão de erros, o afastamento de potenciais investidores ocorre a partir de um processo.

 

Pode ser um processo complexo, mas nele destacamos dois marcos essenciais:

 

O Plano de Negócios e o seu Comportamento.

 

 

 

O Plano de Negócios

 

Imagine um documento que precisa convencer sem nenhuma retórica, ancorado apenas na lógica e na solidez dos argumentos.

 

Agora imagine a antítese disso. É assim que abordaremos o tema. No lugar de uma receita de bolo sobre como elaborá-lo, vamos mostrar tudo o que não deve ser feito.

 

Vamos lá:

 

1. Ocupe um imenso espaço do conteúdo com informações subjetivas, retóricas e de entendimento abstrato do negócio;

 

2. Não apresente uma tese clara de investimentos, explicitando objetivos e destinos claros, e nem se preocupe em detalhar o empenho deste capital pretendido;

 

3. Preocupe-se em conceber um material extenso, com muitas e muitas folhas de papel, sem nem mesmo reservar um breve espaço a um resumo conciso e executivo do negócio.

 

Sim analistas dispõe de todo o tempo do mundo para avaliar uma incógnita;

 

4. Não esclareça com bom detalhamento as memórias de cálculo;

 

5. Não apresente um claro estudo de viabilidade econômico-financeiro;

 

6. Projete apenas por um único ano, no lugar de 5, 6 ou mais anos;

 

7. Não se preocupe em abordar sobre as possíveis estratégias de saída de um potencial investidor;

 

8. Não apresente as taxas internas de retorno;

 

9. Não posicione o negócio no contexto que envolva concorrentes, mercados e segmentações;

 

10. Conceba uma modelagem financeira engessada que não permita a formatação de novos e adversos cenários;

 

11. Dedique um bom espaço para a retórica politicamente correta nas empresas.

 

Investidores adoram isso.

 

 

 

O seu Comportamento

 

Já presenciei inúmeras apresentações, onde empreendedores de startups de alto potencial e negócios bem estabelecidos, simplesmente não consideravam a possibilidade de fracasso nas suas operações.

 

Para eles nada iria sair errado, e pela primeira vez na história um planejamento seria concretizado sem nenhum atraso ou furo.

 

Confiança demais não rima com ganhar dinheiro

 

Nessas situações, quem realiza a apresentação faz malabarismos para irradiar um otimismo contagiante.

 

Excesso de otimismo afasta gente inteligente.

 

Mas a audiência na verdade está apavorada.

 

Ela é cética, fria e experiente, e composta por analistas treinados a encarar o “não” como algo tão importante e lucrativo como o “sim”.

 

O fato é que se trata de um momento muito importante para ser desperdiçado.

 

Então, reunimos aqui algumas dicas (desta vez, para serem seguidas):

 

 

 

Otimismo ou pessimismo não combinam com capacidade para lidar com as adversidades

 

Analistas de investimentos não querem tratar com otimistas ou pessimistas irremediáveis.

 

A experiência dessa gente ensina que onde existe uma mínima possibilidade de algo dar errado, é justamente o que vai acontecer.

 

Já empreendedores capazes, transmitem a ponderada ideia de que muito embora sejam cientes do enorme desafio e dos prováveis imprevistos, possuem as habilidades necessária para navegar em segurança.

 

Uma postura transmite cegueira, a outra lucidez. 

 

Não esconda os problemas e as suas próprias dúvidas

 

Nada confere maior credibilidade, do que a verdade nua e crua exposta sem maquiagens, aliada a uma postura conscientemente crítica, sobre o projeto que se pretende desenvolver.

 

Clareza, transparência, objetividade e profundidade

 

Fuja do “bobajal” corporativo. Analistas detestam essas inutilidades.

 

Coloque-se no lugar do seu interlocutor

 

Investidores sentem falta de diálogos e interlocuções, onde sejam compreendidos em suas responsabilidades como gestores de recursos de terceiros

 

 

 

Entenda. Eles precisam prestar contas por suas decisões e vão responder pelos fracassos.

 

 

 

Portanto, analisar um empreendimento que carrega transparência nas informações, sem dúvida alguma causará grande conforto.

 

 

 

Por fim, Lembre-se sempre. Apresentar uma possibilidade de investimentos não se trata de um exercício de convencimento, é antes de tudo um exercício de análise e julgamento.

 

 

 

Boa sorte e até o próximo.

 

 

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