5 dicas de marketing digital para sua franquia se destacar na web

 

Este é um conteúdo produzido por Índice Consultores Associados e Imagética Design.

 

Para expandir uma franquia é necessário utilizar não apenas boas técnicas de negócios, mas também mecanismos que favoreçam um maior alcance do público-alvo. Como sabemos, a compra de uma franquia demanda muita troca de informação e hoje a grande maioria das pessoas se informa primeiro na internet.

Se o seu objetivo é expandir sua franquia, é essencial demonstrar conhecimento da empresa tanto sobre o negócio em si quanto sobre o mercado onde está inserido!

Mas… como informar melhor? Aqui vão as 05 dicas para se destacar na web utilizando o marketing digital e, assim, alcançar os seus futuros franqueados!

 

01 – Tenha um site com domínio próprio

Com um domínio próprio, ou seja, seu nome na internet, você se torna mais relevante para o Google e passa mais autoridade e respeito para quem olha, tanto para o site quanto para os e-mails recebidos. Por exemplo, qual e-mail você acha que passa maior credibilidade para o público, “O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.” ou “O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.”? Isso mesmo. A segunda opção.

Para obter um domínio “.br“, primeiro você deve verificar a disponibilidade do nome junto ao Registro.br. Algumas vezes o domínio “.com.br” pode já estar registrado, mas dependendo do seu negócio pode haver alternativas, como “.arq.br” para arquitetos, por exemplo. No próprio site do Registro.br você pode efetuar a compra do domínio!

Ainda durante o processo de avaliação de como será seu domínio, é interessante conferir a disponibilidade desse mesmo nome nas Mídias Sociais. Isso trará uma alinhamento na sua identidade web, para que uma vez aprendido o nome de um dos seus canais, os outros também sejam lembrados.

Além disso, o Google oferece ótimas ferramentas para ajudar na presença web do seu negócio. Uma delas é o Google Business View, fundamental quando alguém busca pelo nome de uma empresa, porque possui prioridade de exibição, ficando, muitas vezes, acima da busca orgânica.

 

02 – Torne-se uma autoridade

Na internet, o ideal é que seu site seja a maior fonte de informação sobre sua área de atuação. Assim, sempre que seu público procurar algo relacionado ao seu negócio, ele encontrará algum dos canais da empresa (site ou Mídias Sociais), aumentando a autoridade do seu negócio sobre esse assunto!

Para isso, é importante que você conheça seu público e saiba distinguir quem quer comprar seus produtos ou serviços e quem quer comprar seu negócio. Eles têm comportamentos e interesses diferentes, então, é preciso deixar áreas separadas do site para esses dois públicos distintos, e, de preferência, um site para o seu consumidor e um outro site com um blog específico para o potencial franqueado.

Assim você comunicará todo o conhecimento que adquiriu ao longo do tempo e também fornecerá ao seu público-alvo conteúdos que sejam muito interessantes para eles, sem falar de promoções da semana para um futuro franqueado, sem taxas de retorno sobre investimento para quem compra seus produtos ou serviços.

Um ponto importante, tratando-se de um sistema de franquias, é que haja apenas um site para toda a rede. Dessa forma, não há disputa territorial dentro do Google entre as unidades e o controle fica com o franqueador. As franquias podem ter mais voz nas Mídias Sociais, onde poderão postar conteúdos mais locais, direcionados e pontuais.

 

03 – Crie listas segmentadas de e-mails

Se você pensa que o e-mail é uma ferramenta de comunicação ultrapassada, está enganado. Apesar das Mídias Sociais serem muito interessantes, muitas vezes uma postagem passa despercebida pelo público. Já no e-mail, é bem fácil as pessoas, ao menos uma vez por dia, olharem suas caixas de entrada por completo. Sua lista de e-mails, ou lista de leads, é o principal ativo de sua empresa no Marketing Digital.

Além disso, tão importante quanto ter uma lista, é mantê-la sempre ativa, atenta e engajada. Dessa forma, é fundamental criar listas segmentadas para as quais você envia apenas o que pode ser útil ou interessante para aquela segmentação específica.

Se o assunto e o conteúdo do e-mail é relevante para quem o recebe, as taxas de abertura e cliques tendem a aumentar, gerando mais engajamento do que em uma Mídia Social, onde a mesma coisa é dita igualmente para todo o público, sem direcionamento, ou seja, sem segmentação.

 

04 – Mídias Sociais: Esteja próximo ao seu público

Estar presente nas Mídias Sociais é primordial para ficar próximo ao seu público.  Em geral, para sua franquia –por mais que seu franqueado também tenha perfis nas Mídias Sociais–, é importante que tenha um perfil maior, ao qual os perfis das unidades locais se conectam. Mas em quais mídias sociais vale a pena estar presente?

Como já falamos anteriormente, é preciso conhecer o seu público e analisar seu comportamento. O consumidor de moda, por exemplo, pode utilizar o “InstaStories”, no Instagram. O consumidor literário pode estar no Medium. O consumidor da decoração pode preferir o Pinterest. Já os empreendedores que pensam em ter uma franquia do negócio dele podem estar noLinkedin. Sem falar que o Facebook é uma rede social utilizada tanto por empresas quanto para utilização pessoal.

 

Você não precisa estar em todas as Mídias Sociais, mas deve pensar no público com quem está falando em cada uma das redes que julgar ser interessante ao pensar na sua audiência. Outro ponto importante é manter os canais escolhidos vivos, sempre atualizados com conteúdo relevante. Um canal “abandonado” pode passar uma má impressão, então é melhor ter uma Mídia Social bem ativa do que cinco perfis com a última postagem de meses atrás.

 

05 – Invista em Mídia Paga

Utilizar uma Mídia Paga é muito mais do que fazer uma mera publicidade na internet. É utilizar estratégias para que seus conteúdos alcancem um público maior e, ao mesmo tempo, mais específico! A construção de uma presença e autoridade na web demanda tempo, mas com uma boa estratégia de anúncios, do dia para a noite você pode ver aumentar o número de visitantes em seus canais.

Um ponto importante é que seus anúncios levem os usuários para as páginas específicas chamadas landing pages, as quais o anúncio faz referência. É muito negativo levar quem buscou por informações sobre da sua franquia, vindo através de um anúncio, para uma promoção de compra ao invés de ir para uma página específica sobre o assunto, não é mesmo?

 

Tenha em mente que é importante tudo remar para um mesmo sentido. Deve haver uma ligação entre as campanhas de mídia paga, os e-mails para quem se converter em lead (deixar cadastro nas landing pages) e os conteúdos, fazendo tudo convergir de forma integrada e sistêmica. Planejar é preciso e precioso!

 

Concluindo

Marketing Digital é fundamental para o fortalecimento e reconhecimento da sua franquia. Com ele você pode alcançar muito mais clientes, que começam na web e repercutem em vendas reais, especialmente a venda de uma franquia – por precisar de uma quantidade maior de informações – a um menor custo e sem limitações geográficas.

Por isso, ter uma presença web efetiva, listas de e-mails segmentadas por perfil de público, um bom conteúdo, estar nas mídias sociais certas e anunciar de modo inteligente é primordial para o sucesso de franquias na web!

 

 

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AS 50 MAIORES MARCAS DE FRANQUIAS NO BRASIL

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) lança a 2ª Edição do estudo sobre as 50 Maiores Marcas de Franquias no Brasil por unidades. Com mais de 1.100 associados (franqueadores, franqueados, fornecedores e consultores), a análise foi baseada especificamente nas marcas associadas.
“Nesta segunda edição, podemos acompanhar o desenvolvimento das maiores redes de franquias no Brasil. Temos exemplos de redes que, inclusive, abriram mais de 100 unidades neste ano. Podemos ver também o fortalecimento de alguns segmentos ligados ao consumo como é o caso de Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-Estar e Moda”, afirma o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior. 

A rede O Boticário manteve a liderança com 3.762 unidades, o segundo lugar ficou com a rede AM PM Mini Market, com 2.415 pontos de operação; a Cacau Show manteve a terceira colocação, totalizando 2.081 unidades. Entre as 10 maiores, destaque também para as redes Jet Oil, Lubrax+ e BR Mania que subiram posições em relação a 2016, com expansões expressivas em número de unidades. Levando em consideração a relação completa, as redes que apresentaram maior variação de posição foram a Acqio (ascensão de 15 posições), Dia% (9), Seguralta (7), 5àsec (7), Piticas (7), Óticas Carol (6) e Instituto Embelleze (6). Ingressaram nos grupo das 50 Maiores, as redes Casa de Bolos, SPA das Sobrancelhas e Não+Pêlo. 

Em termos de segmento de atuação, o perfil das 50 Maiores é semelhante ao da edição anterior do estudo, com predominância de Alimentação (34%) e Serviços Educacionais (18%), mas, em 2017, houve o crescimento da participação do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar (de 12% para 16%). “Este segmento vem apresentando desempenhos consistentes nos últimos trimestres e se mostrou aqui presente também, tanto com a manutenção da liderança do Boticário, quanto pelo ingresso de duas novas redes deste segmento no grupo das maiores”, explica o presidente da ABF.

 

 

Outro movimento detectado pelo estudo deste ano foi o crescimento de participação de pontos de venda alternativos (quiosques, trucks, contêineres, store in store, home-based, etc.) que passou de 6% para 9% - as lojas físicas predominam com 91%. A expansão de redes com grande atuação home-based, como a Acqio e a Seguralta, e quiosques, como a Piticas, também indicam este movimento. As 50 Maiores mostraram maior distribuição geográfica em relação ao mercado de franquias.

 

O estudo apontou que 66% das franqueadoras listadas têm mais de dez anos de atuação no mercado:

 

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria das marcas que figuram na lista da ABF (72%) possui o Selo de Excelência em Franchising (SEF) e 56% delas conquistaram a chancela mais de dez vezes. Referência para o mercado, o SEF é a importante chancela do setor no Brasil e é conferido às redes pela ABF a partir de uma pesquisa específica feita diretamente com os franqueados.

 

 

 

Confira a lista das 50 maiores redes de franquias em operação no Brasil por número de unidades:


Marca

Segmento

Unidades

O BOTICÁRIO

Saúde, Beleza e Bem-Estar

3762

AM PM MINI MARKET

Alimentação

2415

CACAU SHOW

Alimentação

2081

MCDONALD´S

Alimentação

2009

JET OIL

Serviços automotivos

1735

LUBRAX +

Serviços automotivos

1617

KUMON

Serviços educacionais

1400

BR MANIA

Alimentação

1311

WIZARD BY PEARSON

Serviços educacionais

1195

DIA%

Alimentação

1145

CVC BRASIL

Hotelaria e Turismo

1097

BOB´S

Alimentação

1054

ÓTICAS CAROL

Saúde, Beleza e Bem-Estar

1048

CORREIOS

Serviços e outros negócios

1002

FARMÁCIAS FTB A FARMÁCIA DO TRABALHADOR DO BRASIL

Saúde, Beleza e Bem-Estar

994

ÓTICAS DINIZ

Saúde, Beleza e Bem-Estar

991

SEGURALTA - BOLSA DE SEGUROS

Serviços e outros negócios

912

FISK CENTRO DE ENSINO

Serviços educacionais

806

CCAA

Serviços educacionais

723

CHILLI BEANS

Moda

722

ACQIO

Comunicação, Informática e Eletrônicos

672

NOSSO BAR

Alimentação

670

HERING STORE

Moda

623

CNA

Serviços educacionais

579

LOCALIZA RENT A CAR

Serviços automotivos

574

5ÀSEC

Limpeza e Conservação

457

PREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Serviços educacionais

452

HAVAIANAS

Moda

439

DROGARIAS FARMAIS

Saúde, Beleza e Bem-Estar

432

CHIQUINHO SORVETES

Alimentação

425

CARMEN STEFFENS

Moda

421

MICROLINS

Serviços educacionais

408

AREZZO

Moda

395

GIRAFFAS

Alimentação

394

CHOCOLATES BRASIL CACAU

Alimentação

393

MUNDO VERDE

Alimentação

386

SPOLETO

Alimentação

371

KOPENHAGEN

Alimentação

352

INSTITUTO EMBELLEZE

Serviços educacionais

319

HABIB´S

Alimentação

318

IGUI

Casa e Construção

315

CASA DE BOLOS

Alimentação

305

SPA DAS SOBRANCELHAS

Saúde, Beleza e Bem-Estar

304

PITICAS MODA CRIATIVA

Moda

304

REI DO MATE

Alimentação

302

SOBRANCELHAS DESIGN

Saúde, Beleza e Bem-Estar

302

NÃO+PÊLO

Saúde, Beleza e Bem-Estar

299

SODIÊ DOCES

Alimentação

294

YÁZIGI

Serviços educacionais

286

MORANA

Moda

278

Fonte: Associados ABF

 

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TRANSPARÊNCIA FINANCEIRA: DESAFIO PARA O MERCADO DE FRANQUIAS

Em 1994 foi promulgada a Lei 8955 – Lei do Franchising – que estabeleceu a obrigatoriedade da existência de contrato escrito entre franqueadores e franqueados. Como se vê pela primariedade deste item, vivíamos no caos antes da regulamentação

Esta mesma Lei instituiu a COF – Circular de Oferta de Franquias – documento de abertura de informações para que o candidato avalie a oportunidade de investimento antes de assinar qualquer contrato. Mas será que atingiu seu objetivo?

Do ponto de vista financeiro a única obrigatoriedade que a Lei impôs foi a publicação de demonstrativos financeiros da franqueadora para que se saiba se é uma empresa saudável. Vale dizer que, não raro, franqueadores sonegam esta informação na COF sem qualquer consequência.

Passados 24 anos, está mais do que na hora de evoluirmos no campo legislativo, incorporando a mais óbvia das obrigações: a cessão de dados financeiros reais das unidades franqueadas para que os candidatos possam tomar decisões racionais.

Por dados financeiros queremos dizer histórico de faturamento das unidades franqueadas, demonstrativos de resultados reais, valores de estoques, capital de giro, entre outros indicadores fundamentais para uma análise responsável.

Atualmente franqueadores tendem a fornecer o mínimo de dados ao candidato, temerosos de serem processados no futuro. Percebe-se também um despreparo dos profissionais envolvidos no que diz respeito a questões financeiras.

Esta lógica é perversa e precisa ser mudada, chegando ao ponto em que a sonegação de informação seja considerada indução ao erro e punida com pesadas multas.

O mercado de franquias precisa evoluir para fazer frente à nova realidade, com investidores mais qualificados, multifranqueados, taxas de juros mais baixas, entre outros fatores. Não há mais espaço para conta feita em papel de pão.

Accountability e transparência financeira são desafios prementes para o franchising no Brasil; estas questões precisam fazer parte da pauta para atualização da Lei do Franchising, sob pena de se trocar seis por meia dúzia.

Renato Claro é graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Economia de Empresas pela EAESP FGV, com MBA em Finanças pelo IBMEC, tem larga experiência em estruturação de novos negócios e franquias, mercado que atua desde 1992. Foi máster-franqueado da Fastsigns International para o Brasil, além de passagens por Unilever, Grupo Pão de Açúcar, Tulip International (Dinamarca), Grupo Microlins, Grupo Plamarc e Grupo Publitas.

Sócio Fundador da Kick Off Consultores, assessora empreendedores na formatação de novos negócios, na compra e venda de empresas, além da captação de recursos para investimentos

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Na seção gestão de negócios, uma receita de sucesso para programas de sustentabilidade, e para quem pretende aderir a gamificação para implantar um programa de treinamento eficaz, dicas de especialistas. 


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