Paixão e competência: 4 dicas para o empreendedor ter sucesso no micro e pequeno empreendimento

Muitas pessoas já devem ter escutado que “empreender por vocação” é o segredo para o sucesso. Este pensamento não está equivocado. Mas, para ter uma empresa bem-sucedida e vida longa nos negócios, não basta apenas gostar do que se faz, o empreendedor deve, antes de qualquer coisa, ter a coragem para repensar os caminhos que poderão levar o negócio a prosperar ou fracassar e equilibrar muito bem paixão e habilidade.

Em seu livro “Poder sem Limites”, de Anthony Robbins, escritor e palestrante internacional, que figura entre os grandes responsáveis pela propagação da Programação Neurolinguística – PNL, diz: “[...] Você conhece alguma pessoa que alcançou grande sucesso fazendo o que odeia? Pois então, uma das chaves do sucesso é fazer um casamento bem-sucedido entre o que se faz e o que se gosta”.

É necessário também escolher bem o segmento em que vai atuar, se planejar, ouvir os clientes e persistir na dura, porém prazerosa missão de empreender. “A pergunta que todo empreendedor deve-se fazer é: será que, após a abertura do meu próprio negócio, saberei transformar o empreendimento em sinônimo de sucesso? ”, questiona José Benício de Oliveira Neto, diretor executivo da ABSCM – Associação Brasileira das Sociedades de Microcrédito, que atua há mais de 40 anos no mercado financeiro.

O executivo enumerou as principais características do empresário de sucesso, e dá conselhos essenciais que podem ajudar o empreendedor, nato ou postulante, a ter um negócio de sucesso.  Confira.

 

1. Invista em um segmento com o qual você se identifique

Sabe aquela ideia de fazer o que se gosta, e que para muitos parece algo impossível? Pois é exatamente disso que estamos falando. Além disso, quanto mais você se identifica com a atividade e a área na qual escolheu atuar, maior a sua motivação para investir o seu tempo em aprender tudo o que puder, aperfeiçoando o seu desempenho e aprimorando constantemente o desenvolvimento do próprio negócio. No caso de micro e pequenos empresários, que já possuem um empreendimento pelo qual não se sentem pessoalmente “atraídos”, mas no qual vislumbraram uma ótima oportunidade, a dica também se aplica. Afinal, embora o investimento possa não corresponder àquilo que se gosta, sempre é tempo de aprender a gostar daquilo que se faz, não é mesmo?

 

 2. Planeje-se o máximo que puder

 Sim, “planejar” não somente à iniciativa, mas à administração do negócio como um todo. Desta forma, é essencial organizar os recursos humanos, materiais e financeiros de modo a garantir, tanto quanto possível, que o micro ou pequeno empreendimento seja tocado com tranquilidade, incluindo-se aí a antecipação de imprevistos.             Portanto, lembre-se de que pensar a curto/médio/longo prazo, definir metas, avaliar as alternativas possíveis, monitorar resultados e rever procedimentos são tarefas que impactam diretamente no sucesso do seu micro ou pequeno negócio.

 

3. Ouça os seus clientes

Mais do que simplesmente disponibilizar produtos e/ou serviços, qualquer negócio é feito prioritariamente para alcançar pessoas. Assim, é preciso não perder de vista que os produtos e/ou serviços são os meios, e não um fim em si mesmo. Por essa razão, a qualidade do atendimento ao cliente deve estar entre os principais cuidados do micro ou pequeno empreendedor. Conversar com ele, ouvir a sua opinião, considerar o seu feedback (ainda quando este não seja tão positivo) são ações fundamentais para que você identifique o que deve ou não ser preservado e/ou melhorado na sua atuação.

 

4. Persista

Persistência sim, teimosia não. Dizendo de outro modo: é necessário que o micro ou pequeno empresário saiba distinguir um comportamento de outro. Afinal, não desistir diante de quaisquer dificuldades (ou diante de desafios naturais ao processo) é diferente de insistir. Por exemplo, continuar ofertando um produto e/ou um serviço que não tem aceitação do público.

 Seguindo essas regrinhas e fazendo o que gosta, seu negócio pode ter vida longa.

 Para saber mais, acesse: http://www.abscm.com.br

 

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Conforme-se, a sua geração nada tem de especial

 

Este artigo é patrocinado pela CC3 uma butique especializada em garantia de performance e gerenciamento de riscos.

 

Por: Gustavo Chierighini, publisher da Plataforma Brasil Editorial

 

É antiga, e cansativa, a retórica que envolve os conflitos de gerações na condução dos negócios e na vida empreendedora.

 

O lero lero geracional não reconhece limites

 

Repleta de chavões e clichês, ela embala uma ruptura perigosa de diálogo, potencializando preconceitos, desconhecimento e fatalmente emitindo uma mensagem subliminar que desmerece as gerações mais maduras.

 

Valorizar uma geração em especial, subtrai os prodígios anteriores

 

Desconectada da realidade, míope e sedenta por reconhecimento, desconhece exemplos de prodígios sempre presentes em todas as gerações, com muitos remanescentes ainda bem ativos com mais de sete décadas bem vividas.

 

E pior, sua prática é recorrente e cíclica, sempre promovendo a geração mais recente como a mais preparada e melhor talhada para o presente e o “futuro”.

 

Neste ritmo, você será o próximo a ser descartado

 

Mas isso não é de hoje, e sempre foi assim. O resultado disto é o equívoco onde a geração do ‘momento” em breve será a geração “ultrapassada” e “velha”, cuja contribuição “obsoleta” deve ser esquecida.

 

Recentemente visitei um pretenso fundo de venture capital focado em startups, que entoava logo na recepção a seguinte inscrição “aqui não valorizamos a experiência”. Caso perdido.

 

Contudo, já que nem todos as pessoas são providas da astúcia suficiente para identificar essas armadilhas, destaco abaixo alguns características típicas do iludido geracional, (seja a sua geração a A, X, Y, Z, ou W).

 

Entenda aqui se você é um iludido geracional

 

1. Ele acredita na excepcionalidade da sua geração. Por qual motivo?

 

Porque presenciou caras na faixa dos trinta anos fazerem um bom dinheiro vendendo seus empreendimentos (Sempre foi assim, a excepcionalidade não é exclusividade de nenhuma geração. Thomas Edison o inventor da lâmpada elétrica já era mundialmente reconhecido aos 29 anos de idade, e isso foi em 1876);

 

2. Acredita que o fato de dominar uma prática ou tecnologia recente, o capacita para “conquistar o mundo”.

 

“Conquistar o mundo” demanda coragem, energia além do comum, astúcia e resistência ao sofrimento inerente ao percurso das grandes ambições.

 

3. Ele acredita que toda startup necessariamente é uma empresa de tecnologia, ou de games.

 

4. Ele renega a experiência, no lugar de tentar acumulá-la e ser capaz de absorve-la a partir de profissionais com mais anos de estrada;

 

5. Ele possui o senso crítico atrofiado.

 

Não consegue observar nas entrelinhas da sua geração  as mesmas características que deplora nas gerações anteriores.

 

6. É desprovido do conhecimento da história como ciência, (afinal ele deplora a experiência), e observa nisso uma vantagem;

 

7. Não gosta de enfrentar a realidade.

 

Quando sua empresa sucumbi ao endividamento, ou aos conflitos de sociedade, ele não quebrou ou faliu, apenas passará para uma nova “hipótese” de negócio;

 

8. Esquece que a história é cíclica.

 

Não entende que os negócios são sempre submetidos aos ciclos econômicos, e por isso mesmo fica eufórico com períodos de bonança, esquecendo-se de que o abismo sempre nos espreita

 

9. Ele não aceita o próprio envelhecimento e não abre espaço para as gerações mais novas, bloqueando a sua própria capacidade de reciclagem.

 

Como lidar?

 

1.

 

Sempre que for encarar uma discussão ou debate com profissionais de uma geração muito diferente da sua, prepare-se com argumentos concretos.

 

A racionalidade vale por mil palavras.

 

2.

 

Saiba escutar com paciência os argumentos que aparentemente são divergentes. E com o mesmo cuidado exponha a sua discordância,

 

Neste contexto fique livre de emoções ou de retóricas cansativas.

 

3.

 

Evire estigmatizar seus interlocutores e ofereça no lugar disso maturidade e empatia.

 

Compreenda que a experiência vale muito sim, mas que as novidades que as gerações mais recentes trazem são imprescindíveis para processos e dinâmicas de trabalho

 

4.

 

Cultive a sua autoconfiança de forma a ter coragem estocada suficiente para voltar atrás ou reconhecer equívocos na sua abordagem.

 

Essa atitude suaviza os inevitáveis embates profissionais e ajuda a construir laços sólidos de parceria.

 

5.

 

Deixe a vaidade de lado, sendo grande aos 21 ou aos 70 anos.

 

 

 

Por fim, atue com respeito e consideração, absorvendo a experiência e alimentando-se do novo em um processo contínuo de crescimento.

 

Até o próximo.

 

A Plataforma Brasil Editorial atua como uma agência independente na produção de conteúdo e informação

 

8º Fórum Internacional de Franquias

A ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO da Rede Globo é tema da Palestra de Suzana Freitas, HR Executive Supervisor da emissora, no 8º Fórum de Franquias e Redes de Negócios.

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Inscreva-se agora mesmo pelo site https://goo.gl/yMva8M

 

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Fórum Internacional de Franquias

 

No painel internacional, o Fórum de Franquias traz Dunkin' Donuts. Em 1950, uma simples combinação de café e donut’s criado por William Rosenberg nasce o Dunkin’ Donuts, um negócio totalmente inovador para a população de Massachusets – EUA, com a missão de oferecer o melhor café para seus clientes. Mundialmente conhecida pelas suas rosquinhas, a marca tem espaço cativo no coração de milhares de consumidores ao redor do mundo.

Palestrante: Jeremy Vitaro - Vice Presidente de Desenvolvimento Internacional Dunkin’ Brands

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