EDIÇÃO 87 DA REVISTA FRANQUIA

Já está no ar!!
Edição especial ABF Franchising Expo - INVERNO 2018.

Trazemos uma entrevista exclusiva com Henrique Mol, que a frente da holding Encontre sua Franquia, conta como chegar aos 1.000 franqueados, com sustentabilidade e sucesso.

Lançamentos exclusivos, como a primeira franquia do segmento esotérico, que coloca a NUMEROLOGIA CABALÍSTICA no rol das boas oportunidades de negócios para investir. E a primeira franqueadora incubadora do mundo: a Jereissati Pavimentos que te convida a entrar para esse mercado da produção e aplicação de asfaltos com baixo investimento inicial e com apoio logísitico integral.

Leia estes, e outros assuntos ligados ao mundo das oportunidades em franquias, nas próximas páginas. 
Faça sua pesquisa no CADERNO OPORTUNIDADE & NEGÓCIOS com detalhes e informações sobre marcas que procuram expansão, lançamentos e oportunidades.

Seja bem vindo e boa leitura!
https://issuu.com/revistafranquia/docs/revista87

 

Pesquisa aponta que a prática da inovação alavanca desempenho de franquias no Brasil

Estudo mostra que 91% das franqueadoras investiram em atividades inovadoras. Destas, 50,7% afirmam que ampliaram sua participação no mercado e 43,1% aumentaram sua rentabilidade

 

A Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a Confederação Nacional de Serviços (CNS) e, baseada em metodologia desenvolvida pela Fundação Dom Cabral (FDC), divulgou a 1ª Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras. O levantamento revela que do total de empresas franqueadoras pesquisadas, 91,8% introduziram algum novo produto ou serviço entre 2014 e 2016 – seja na própria empresa, no mercado nacional (57,3%) ou mundial (11,1%) – e apenas 8,2% delas não o fizeram. Dentre as empresas que se mantiveram inovadoras, 37,4% realizaram mudanças significativas em seus modelos de negócios. Ainda quanto às iniciativas criativas que levaram à inovação, 45% das empresas implantaram equipamentos, técnicas ou softwares novos na empresa. “A inovação já faz parte da agenda do franchising brasileiro. Nos mais diversos segmentos, constatamos iniciativas que levaram à inovação, seja em novos modelos de negócios, no e-commerce, no uso de novas tecnologias, como no caso da realidade virtual, da Internet das Coisas, etc. Tudo isso tem um papel positivo no setor, especialmente quando observamos ganhos de eficiência e resultados concretos que se refletiram nesta pesquisa e no desempenho do setor nos últimos trimestres”, afirma Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.

Rentabilidade e Desempenho

A pesquisa ABF/CNS revela que, apesar da crise, as franquias mantiveram os investimentos em inovação, o que se mostrou fundamental para a manutenção do crescimento e rentabilidade dos negócios. Do total de empresas respondentes, 50,7% concordaram plenamente e 28,7% parcialmente que a inovação ampliou sua participação no mercado. Já para 43,1% delas, houve plena concordância de que as iniciativas inovadoras aumentaram sua rentabilidade, enquanto que 41,8% concordaram parcialmente com essa afirmação. “Esses resultados nos mostraram que para inovar as redes entenderam que era preciso continuar a investir na eficiência das operações, na adoção de novas técnicas de gestão, novos modelos de negócio e canais de venda, dentre outras ações, o que ficou muito em linha com outras pesquisas e iniciativas desenvolvidas pela ABF para fomentar o crescimento sustentável do mercado de franquias no Brasil”, observa o presidente da ABF.

O levantamento também indicou que os esforços em inovar trouxeram expressivos avanços para as franqueadoras respondentes no biênio analisado (2014-2016): 56,7% concordaram plenamente que houve melhoria na qualidade dos serviços prestados e para 54,4%, a inovação ampliou sua capacidade de prestar serviços.

Estrutura e Processos

O estudo revelou, ainda, que as redes de franquias têm uma grande oportunidade para investir mais em estruturas de desenvolvimento: 50,5% das empresas respondentes possuem um responsável pela gestão da inovação e 42,5% delas dispõem de um centro de P&D. Porém, por sua característica colaborativa, ser estruturado em rede, promover a troca constante de informações entre franqueador e franqueado, o franchising mantém o motor da inovação em marcha interagindo com seus públicos.

 As parcerias estratégicas que levem à inovação, iniciativas comuns no franchising, são de grande relevância para o setor. Essas parcerias envolvem desde fornecedores, concorrentes e até consumidores. É o caso, por exemplo, de ações como cliente oculto, parcerias entre redes (aliando marcas e produtos em promoções e outras ações de vendas), aproximação com startups, etc. Ou, investimentos em centros de treinamento com metodologia inovadora e diferenciada, como é o caso do ‘test drive’ de franqueados implantado pela Ùnico Asfaltos, que coloca grupo de franqueados durante 40 dias desenvolvendo o dia a dia de uma operação completa, tudo com a supervisão e participação ativa do franqueador. No processo, os franqueados mantém uma rotina de lições e avaliações, que passam pelo aspecto operacional, administrativo, jurídico e comercial. “Ensinamos desde a fabricação do asfalto até o fechamento de negócios com os clientes. Com a proximidade da franqueadora, valorizamos o humano e o físico, em um modelo de aprendizado intensivo e de imersão. É uma oportunidade de o parceiro sentir se é aquilo que realmente espera do negócio”, afirma o fundador Jorge Coelho. Além do método inovador de treinamento, os interessados em adquirir uma unidade podem fazer um ‘test-drive’ de um dia no local.

Tecnologias

Quanto ao uso das tecnologias de informação (TI) com o objetivo de inovar, as redes pesquisadas direcionaram volumes de investimento relativamente maiores aos sistemas de armazenamento e computação em nuvem. 33% revelaram ter altos investimentos em tecnologias online-to-offline (O2O). Já os sistemas avançados de robótica e machine learning receberam menos recursos, mas têm um potencial de impacto maior no médio e longo prazo. 

A 1ª Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras foi feita por amostragem, envolvendo 198 redes respondentes. Um amplo questionário para investigar o processo de inovação em diversos setores da economia foi adequado, pela ABF, ao setor de franquias e a aplicação da pesquisa foi feita por meio de seu sistema de inteligência de mercado. 

 

As melhores oportunidades em negócios na sua Revista Franquia

A cada edição da sua REVISTA FRANQUIA separamos marcas nacionais e internacionais que oferecem oportunidades de negócios em todos os segmentos do mercado de franquias. São quase 100 opções de bons negócios, oportunidades para investir, lançamentos exclusivos de novas marcas, opções em microfranquias, investimentos a partir de $20 mil. Faça sua pesquisa, conheça melhor a história de cada marca, quais os diferenciais de cada negócio, encontre as marcas que estão procurando expandir nas regiões que você quer investir, e empreenda com mais segurança. Clique e leia.

 

 

 

10 franquias com modelos de negócios entre R$30 mil e R$150 mil de investimento inicial

Que tal colocar em prática seu sonho de abrir um negócio próprio? O ano de 2018 pode ser ‘o seu ano’ de tirar do papel o plano de driblar o desemprego ou realizar a meta de tornar realidade a criação de uma renda extra, ou sua ‘aposentadoria’ com mais qualidade de vida. Para isso, comece sua pesquisa já! E, investir em redes de franquias de baixo investimento, com alta rentabilidade tem que estar na sua mira. Sendo um microempreendedor, você investe desde R$20 e R$80 mil. Lembre-se sempre que sua projeção para um rendimento mensal, quando atingir o ponto de equilíbrio do negócio e começar a operar com lucro, será proporcional ao investimento feito. Especialistas costumam colocar, na média, que sua projeção de retirada mensal deve ser de 10% do investimento inicial. Alguns modelos de negócio são atípicos e, dependendo de alguns outros fatores, como a praça onde você atua, ou a gestão do negócio mais ou menos eficaz, não seguem essa proporção, mas a grande maioria está nessa média.

Algumas microfranquias podem ser, inclusive, operadas em sistema home-based, sem custos fixos como aluguel ou contas de luz. O que é uma variável que garante a alta rentabilidade, fora da média. Confira a seguir opções de rede de franquias de vários diferentes de atuação com modelos de negócios a partir de R$ 27 mil de investimento total.

 

1 – BOLITOS

A rede Bolitos, franquia de salgados, churros, açaí e doces variados oferece opções no cardápio por R$0,99 centavos, e também oferece venda por cento (100 unidades) por R$26,99, o que abre o leque para a operação das unidades franqueadas, que podem ser entregues no formato ‘chave na mão’, por apenas R$26.990 – loja de até 25m2 montada, completa e com estoque inicial. A lucratividade da operação é de 20% e o retorno do investimento programado em até 24 meses.

Clique aqui e entre em contato (colocar o link http://www.bolitos.com.br/#cbx-footer-top)

2- HOME ANGELS CUIDADORES DE PESSOAS

Uma das redes que fazem parte do Grupo Zaiom, pioneiros em microfranquias no Brasil, cujas marcas são as mais premiadas do País. A empresa conquistou mais de 25 prêmios e troféus desde sua fundação, em 2009. A Home Angels é a franquia de saúde completa, especializada no atendimento de clientes de alta renda que buscam todos serviços e cuidados diferenciados para seus familiares. Cuidadores de Pessoas, equipe multidisciplinar (fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas) e acompanhantes terapêuticos. As operações de negócio podem ser separadas, ou o franqueado pode optar pelo modelo ‘Premium’ que reúne as operações Home Angels Cuidadores, Home Angels Fisio Care e Home Angels Mental Care. O investimento em cada modelo de negócio Home Angels é a partir de R$41 mil.

Clique aqui e entre em contato (colocar o link http://homeangels.com.br/abra-sua-franquia.asp)

 

3- MR. MULTAS

A rede surgiu pela grande demanda do mercado na solução de problemas com a carteira de motorista e multas de trânsito que necessitavam auxílio jurídico especializado. Os franqueados atuam na área comercial e a franqueadora oferece toda a estrutura jurídica e recursos para os processos de cancelamento de multas e suspensão de cassação do direito de dirigir. Isso garante que os franqueados podem oferecer um serviço de excelência e seguro ao cliente final. O investimento inicial para uma loja de 40 m2 é a partir de R$79.900 e a lucratividade da operação é de 38,5%. Clique aqui e entre em contato (colocar o link http://mrmultas.com.br/franquia/)

4 - CONSIGAZ

Você pode ser a CONSIGAZ do seu bairro. A oportunidade de negócio não opera como franquia, os instrumentos jurídicos seguem as normas de regulamentação do setor, mas você pode ser dono de uma revenda Consigaz na sua cidade ou no seu bairro. O investimento inicial é a partir de R$81 mil, ou até menos, dependendo do tamanho do seu negócio, ou da região que for operar. A rede oferece condições, suporte e apoio aos novos parceiros e tem alta rentabilidade, além de ser um negócio de fácil operação e trabalhar com um produto de primeira necessidade. Clique aqui e entre em contato (colocar o link http://consigaz.com.br/seja-um-revendedor/)

 

5- CNA INGLÊS DEFINITIVO

Com mais de 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é uma das maiores redes de escola de idiomas do País. Oferece diferenciais competitivos compatíveis com essa experiência, e com a chamada: ‘ ninguém tem o que o CNA tem’. Desde ser a única escola de idiomas na América Latina certificada pela Disney para licenciamento de personagens em seu material didático, até uma plataforma online que oferece aos alunos experiências únicas para o aprendizado presencial e à distância. Isso garante à rede CNA o resultado com a fatia de mercado necessária para operar nas regiões onde são implantadas, pois tradição e inovação fazem parte do dia a dia de seus franqueados. O investimento inicial para uma unidade CNA parte de R$149 mil, além de incentivos para iniciar a operação, de até R$55 mil. Veja no link abaixo. Clique aqui e entre em contato (colocar o link http://franquiacna.com.br/)

6 - CONSERTA SMART

A rede Conserta Smart é uma rede de assistência técnica para smartphones e tablets, com mais de 15 anos de experiência neste mercado e mais de 280 unidades. Ao adquirir uma unidade franqueada da ConsertaSmart, o empreendedor receberá todo o apoio necessário para abrir sua unidade, desde a seleção do ponto até treinamentos realizados por técnicos certificados CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia).

A implantação de loja pode ser executada em espaços de até 15 m2 e o empreendedor pode acompanhar sua unidade através de smarpthone, além de ter acesso a todos os treinamentos e suporte online.

O investimento inicial em uma unidade da marca é a partir de R$ 18.900 Clique aqui e saiba como abrir uma franquia Conserta Smart

7 - SIGBOL FASHION

Pioneira no segmento de cursos profissionalizantes ao oferecer especialização de corte e costura, a Sigbol Fashion acaba de lançar um modelo enxuto de negócio em que a profissional pode dar aulas em casa.

Com um valor de investimento de R$ 17 mil, a costureira vai contar com o acompanhamento e treinamento necessário da franqueadora para se tornar a dona do próprio negócio. Clique aqui e saiba como abrir uma franquia Sigbol Fashion

 

8- KINGCASE

A KingCase é uma rede de franquias que inova na arte de personalizar cases, fazendo com que cada peça seja única, dando a possibilidade do cliente expressar sua personalidade por meio de acessórios. A loja modelo foi criada na cidade de São José do Rio Preto e, atualmente, a rede soma 6 unidades localizadas no interior do estado de São Paulo. Além de cases e películas, também comercializa itens de informática e eletrônicos.

Os modelos de negócios da marca (Store in store, Quiosque, Loja de rua e Loja shopping) possuem investimento a partir de R$50 mil.

Clique aqui e entre em contato (colocar o link http://www.kingcasebr.com.br/franquia/

9 – ALOHA VIAGENS

A rede Ahoba Viagens está no mercado desde 2014 e possui mais de 190 franqueados espalhados pelo país. Para se investir na franquia, é imprescindível gostar de viajar e de se comunicar com as pessoas. Com o investimento de R$ 3.950 no modelo Premium, parcelado em até 10 vezes, o prazo de retorno costuma variar entre 3 e 12 meses.

A agência funciona totalmente online e pode ser operada de qualquer lugar, basta um notebook, tablet ou smartphone com conexão à internet. Dias e horários também não são problemas, já que os negócios são finalizados diretamente na plataforma Ahoba Viagens que funciona 24 horas por dia.

Clique aqui e entre em contato (colocar o link (http://franquiaahobaviagens.com.br/)

10 – DON KEBAB

A primeira franquia de KEBAB do Brasil! Uma ideia com o conceito inovador de Kebab take away. Carne de carneiro, frango, ou bovina, assada com o método Dõner, importado da Europa. Alface, tomate, cebola roxa, batata frita e salsinha. Tudo isso no delicioso pão Pita, tradicional da Turquia. Este é o Kebab. E, agora, os interessados em franquias de alimentação tem a possibilidade de ingressar nesse segmento. Com um investimento a partir de R$159.700, e prvisão de retorno do investimento entre 12 e 18 meses.

Clique aqui e entre em contato (colocar o link http://www.donkebab.com/franquias/

Investir em um negócio próprio com baixo investimento e alta rentabilidade é possível!

 

O sonho do negócio próprio pode estar mais perto do que você imagina. No mercado de franquias, isso fica mais próximo ainda, basta fazer uma pesquisa cuidadosa dentre os segmentos de negócios que mais te encanta trabalhar, listar as marcas que oferecem opções nesse segmento e conhecer um pouco mais dos microempreendedores que deram esse passo tão importante para encontrar sua realização pessoal. E o investimento inicial cabe no seu bolso, basta programar com critério. Sua Revista Franquia vai publicar uma série de depoimentos para que você conheça, aqui, algumas dessas histórias: Pedro Roberto da Silva, 43 anos, casado, pai de dois filhos, atuou 15 anos na construção civil e sempre trabalhou para grandes empresas. Segundo o empreendedor, “não foi uma decisão fácil optar por ter uma franquia. Mas isso é assim, porque normalmente ficamos em uma zona de conforto e temos medo do desconhecido. Hoje, sempre que me perguntam se estou indo bem com o novo negócio, ou, se estou feliz, minha resposta sempre é a mesma: me arrependo de não ter tomado esta atitude antes. Na crise, um choram e outros vendem lenços. Optei em ser o vendedor de lenço”.

Pedro decidiu se tornar um microempreendedor logo após sair do emprego e, devido à crise que enfrentava o setor da construção civil, primeiro procurou um ramo oposto a este, mas, com o apoio da família, resolveu seguir com algo que já tinha conhecimento, e gostava. O engenheiro civil que trabalhava gerenciando obras verticais, começou a pesquisar sobre franquias de manutenção, reparos e reformas, e, selecionou três redes que operavam esse serviço. “Começei lendo sobre elas e os comentários já existentes na internet. Entrei em contato com duas das selecionadas, e logo decidi que a Dr. Faz Tudo, seria a melhor opção, pois a resposta ao meu contato foi muito boa e fiquei impressionado com a seriedade e o tratamento que recebi da central da franquia. Estou na rede desde setembro de 2017 e inicialmente fiz um investimento de R$50 mil”, explica. 

 Desde então, para atingir seu ponto de equilíbrio e conquistar seu território, o empresário focou em seus contatos e na qualidade e excelência do seu serviço, “sou uma pessoa que sempre busco o melhor, como venho de um segmento de construção de edifícios, tenho muito contato com síndicos e utilizo sempre as redes sociais para mostrar nosso trabalho e conquistar mais clientes”, reforça e continua, “comparativamente, antes, como empregado ganhava em média, R$8 mil por mês e atualmente, com minha franquia, meu ganho aumentou em 50% e ainda posso aproveitar mais a minha vida pessoal, o que como gerente de obras, não conseguia.”

 
 
A rede Dr. Faz Tudo é uma das quarto marcas do Grupo Zaiom, pioneiros e precursores em modelos de negócio de baixo investimento e alta rentabilidade. Introduziram no mercado as microfranquias no Brasil, e são detentores, também, das redes Home Angels, Dr. Jardim e Tutores. O Grupo possui cerca de 300 unidades ativas em todo o país. 
O empreendedor tem planos a curto, médio e longo prazo. “As metas diárias são a de fidelizar meus clientes e sempre trabalhar para conquistar novos. A médio prazo, busco a estabilidade da franquia em nossa região e, quero ampliar os negócios. A longo prazo, tenho planos de abrir mais uma unidade, aqui, na Região Norte. Me sinto muito confiante em fazer esses planos, pois a franqueadora está presente no meu dia a dia em todos os momentos, temos um excelente suporte técnico e eles estão sempre disponíveis para tirar dúvidas e esclarecerem até mesmo sobre algum pedido especial de algum cliente. No meu entendimento, seria muito difícil entrar em alguns residenciais ou condomínios, sem o apoio da marca, esse é um dos diferenciais em fazer parte de uma rede, pois a maioria de nossos clientes é um público diferenciado, que busca a qualidade de um bom profissional, com o respaldo e a segurança de pessoas sérias pois estaremos transitando pelo residencial. Outra facilidade é a visibilidade que a franquia oferece ao nosso público, por se tratar de um nome já consolidado nesse mercado”, finaliza.
 
Pedro ainda dá um recado para os interessados em abrir seu próprio negócio, “o primeiro passo que o leitor deve dar, é acreditar no seu potencial e no seu trabalho. Se você acredita que vai dar certo, então vá em frente e tente. Saia da zona de conforto, trabalhe duro, foque na necessidade do seu cliente e esteja sempre disposto a atendê-lo com um serviço diferenciado dos que já existem. O mercado está em uma fase boa para investir neste segmento, pois os clientes estão optando pela reforma ou reparo, ao invés de comprar imóveis novos”.
 
Em nossas próximas edições, vamos continuar com cases de sucesso de microempreendedores que acreditaram na possibilidade de mudar de vida com seu próprio negócio. Aguarde!

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